Pesquisar
Close this search box.

SP: combate ao Greening para preservar a citricultura

Governo lança campanha de combate a praga que atinge pomar de laranja

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) informou o lançamento de uma campanha do governo de São Paulo com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de combater o Greening, uma praga que afeta plantações de laranja e de outros cítricos. Essa iniciativa faz parte das medidas adotadas pela administração estadual para controlar essa doença transmitida por um inseto, representando uma séria ameaça à citricultura paulista.

São Paulo se destaca como um dos maiores produtores mundiais de laranja e o maior do país, tornando crucial o controle do Greening para o agronegócio local. De acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a citricultura paulista gera um volume de exportação de US$ 2 bilhões anualmente. Cerca de 9,6 mil propriedades contribuem para essa produção, sustentando aproximadamente 200 mil empregos no estado.

Em uma reunião com técnicos da pasta, o governador Tarcísio de Freitas ressaltou a importância de tratar o controle dessa praga como uma prioridade, estabelecendo ações de curto, médio e longo prazo.

Em outubro, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da SAA criou um canal direto para denúncias da população, especialmente os produtores rurais, em casos de “greening dos citros”. Essa medida visa conter a disseminação da doença denominada Huanglongbing (HLB).

Além disso, o governo paulista instituiu, no mês anterior, o Comitê Estadual de Combate ao Greening. Esse grupo reúne cinco secretarias, produtores e representantes do setor da citricultura. Oficializado por meio de decreto assinado pelo governador, o comitê está autorizado a propor políticas públicas, diretrizes, critérios e procedimentos para o controle da doença. Entre suas atribuições, está a articulação entre o poder público e os representantes das cadeias produtivas, com o objetivo de disseminar práticas, tecnologias e ações de controle e prevenção da praga.

Fonte: Agrolink
Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email