Pesquisar
Close this search box.

Temperaturas negativas: domingo deve ser o dia mais frio

Queda de temperatura vai impactar as lavouras do RS

Nos próximos dias, uma intensa onda de frio deve atuar no Brasil, com previsão de temperaturas negativas e geadas fortes em várias regiões. Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, a onda de frio já trouxe marcas de inverno desde quarta-feira (26.06), com temperaturas negativas nas áreas de maior altitude.

“A previsão indica um reforço da massa de ar polar neste final de semana”, afirmou Rodrigues. “As projeções mostram uma ampla região com possibilidade de temperaturas negativas e geadas fortes.”

No domingo, o dia mais frio dessa onda de frio, as temperaturas podem cair drasticamente. “Toda a fronteira sul do Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas abaixo de zero, enquanto no oeste e litoral, as marcas ficarão entre 3°C e 6°C”, destacou Rodrigues. “Temperaturas negativas também são esperadas no centro-sul do estado, em cidades como São Gabriel e Caçapava do Sul.”

O frio intenso deve avançar pelo meio-norte do estado, com temperaturas próximas ou abaixo de zero graus em Tupanciretã, Soledade e Passo Fundo. “Na capital, Porto Alegre, algumas projeções indicam temperaturas entre 0°C e 3°C”, acrescentou o meteorologista.

Em Santa Catarina, os valores negativos serão a regra do dia, especialmente nas áreas de maior altitude. “Na Serra catarinense, não se descarta temperatura abaixo de -5°C”, explicou Rodrigues. “No litoral e oeste do estado, as temperaturas serão menos intensas, com previsão de 8°C em Florianópolis.”

A massa de ar frio também afetará o Paraná, com marcas na casa dos 0°C a 2°C na região de Irati, Inácio Martins e Guarapuava. “No norte do Paraná, ainda há influência da massa de ar mais quente que atua no centro do Brasil, mas as temperaturas devem ficar entre 4°C e 8°C”, disse Rodrigues.

A onda de frio deve avançar para o centro do país na madrugada de domingo. “No sul de São Paulo, como na região de Itararé e Apiaí, as temperaturas podem se aproximar dos 10°C”, afirmou o meteorologista. “No extremo sul de Mato Grosso do Sul, o amanhecer de domingo terá registros entre 6°C e 9°C, como em Amambai e Naviraí.”

Na segunda-feira, a massa de ar polar continuará atuando, embora com um enfraquecimento na região Sul. “Espera-se uma maior redução nas temperaturas em áreas do centro-norte, com queda nos termômetros no Acre, Rondônia, sudoeste de Mato Grosso e sul de Goiás”, disse Rodrigues.

A queda de temperatura também deve impactar as lavouras, especialmente na região sul. “São esperadas geadas fortes nas lavouras de fumo, trigo e cevada”, alertou Rodrigues. “A preocupação é maior para as hortaliças, que podem ser protegidas com técnicas de irrigação ou cobertura com material plástico, seguindo sempre as recomendações de um agrônomo ou técnico.”

Na pastagem, principalmente em Santa Catarina, as geadas podem ser bastante danosas devido à escassez de chuvas, aumentando a demanda por ração e silagem para o gado e resultando na redução da produção de leite e do peso dos animais nas próximas semanas.

 

Fonte: Agrolink.

Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email