Pesquisar
Close this search box.

Café em risco: clima preocupa e sinaliza prejuízos à safra

Principal área de preocupação reside no pegamento das flores, pois as rajadas de vento, muitas vezes superando os 70 km/h, têm atingido as lavouras de maneira recorrente

Os cafeicultores estão apreensivos diante das condições climáticas adversas que sinalizam potenciais impactos na safra 2024/25, a ser colhida no próximo ano. A temperatura acima dos 40ºC, juntamente com relatos de granizo em algumas fazendas produtoras, temporais e ventos intensos, têm preocupado os especialistas consultados pelo Cepea, indicando a possível influência do fenômeno El Niño.

A principal área de preocupação reside no pegamento das flores, pois as rajadas de vento, muitas vezes superando os 70 km/h, têm atingido as lavouras de maneira recorrente.

Pesquisadores destacam que, embora ainda não seja possível quantificar exatamente os efeitos dessas adversidades, uma parcela significativa dos especialistas afirma que a temporada 2024/25 enfrentará prejuízos produtivos em comparação com as expectativas iniciais, que eram bastante otimistas, especialmente em um ano de bienalidade alta. O monitoramento cuidadoso das condições climáticas torna-se crucial diante desses desafios, uma vez que a cafeicultura busca compreender e mitigar os potenciais danos causados pelo clima imprevisível.

Fonte: Agrolink

Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email