Especialista em marketing e CEO da Complement Consultoria, Juam Rosa, explica o aumento do consumo de alimentos congelados
Quando se trata de alimentação, os brasileiros costumam ter um paladar diversificado e que vai muito além do básico. As verduras e legumes são incorporadas a diversos pratos e fazem toda a diferença no dia a dia da população. Para adicionar ainda mais praticidade às refeições, muitos optam por comprar os itens congelados.
O CEO da Complement Consultoria, Juam Rosa, atribui o aumento do consumo de alimentos congelados ao menor tempo e facilidade de preparo. “Houve um grande aumento na demanda por produtos que possam ser armazenados por longos períodos. Além disso, as pessoas priorizam a facilidade dos produtos congelados que, pré-cozidos, mantêm a proteína e frescor”, explica.
Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, o consumo desses produtos passou de 24,1% para 31,1%, considerando somente a população urbana. O crescimento se dá principalmente devido ao grande número de adultos que moram sozinhos ou iniciaram a vida a dois, com trabalhos distantes e horários apertados, fazendo com que os alimentos congelados sejam uma excelente opção para quem não dispõe de tempo para um preparo mais demorado.
Para os mercados e comércios especializados, é fundamental se atentar para a tendência e apostar nesse setor. Juam conta que os supermercados passaram a dar importância após perceber o aumento considerável na quantidade de clientes que escolhem o consumo de legumes congelados, seja impulsionados pela opção de vida saudável ou só pela praticidade com qualidade.
O executivo esclarece que é necessário ter cuidados especiais com a disposição e apresentação dos itens. “O tipo de pontos refrigerados onde é centralizada essa exposição nem sempre está na sua melhor apresentação; algumas vezes com temperaturas altas, empilhamento inapropriado e excesso de gelo. No entanto, hoje essa tratativa está bem melhor, com a tecnologia aliada à expertise técnica ajudando a alcançar ótimos resultados?”, esclarece.
Uma das dicas do especialista em marketing é utilizar táticas como o cross merchandising, sendo que produtos de categorias distintas podem se complementar e facilitar a compra com ações simples, como o lembrete que esses itens podem ser combinados. “É um produto diferenciado e de nicho, então os cuidados começam desde a aquisição do produto até a última etapa da venda”, finaliza.
Fonte: Carolina Lara | Portal do Agronegócio