Trigo supera frio: colheita avança sem prejuízos

Trigo se mantém em bom estado, com expectativas positivas

O recente período de frio intenso no Centro-Sul do Brasil, marcado pela formação de geadas, não trouxe impactos para as lavouras de trigo da região. Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, a massa de ar polar que vinha causando preocupação começa a enfraquecer, e o trigo se mantém em bom estado, com expectativas positivas para a colheita.

De acordo com o mais recente Informativo Conjuntural da Emater/RS, 98% das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul estão em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, enquanto os outros 2% estão na fase de floração. Isso significa que, neste estágio de desenvolvimento, as plantas de trigo não são prejudicadas pela geada. Pelo contrário, o frio pode até trazer benefícios ao cultivo, ajudando a controlar pragas e melhorar a qualidade do grão.

Embora o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tenha emitido alertas de perigo potencial para novas geadas, especialmente no Nordeste Gaúcho, Centro e Leste de Santa Catarina, e Leste do Paraná, as lavouras de trigo na maioria dessas áreas estão em estágios de desenvolvimento que não sofrem danos com as baixas temperaturas.

 

 

Fonte: Agrolink.

Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email