Temporais atingem o RS e podem avançar para SC

Condições de tempo adversas continuam a impactar o Sul do Brasil

Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, as condições de tempo adversas continuam a impactar o Sul do Brasil nesta quarta-feira (25). A previsão é de temporais severos, com chuvas intensas acompanhadas de vendavais, atividade elétrica e potencial para queda de granizo. As áreas mais afetadas serão a metade sul do Rio Grande do Sul, onde são esperados acumulados de chuva que podem ultrapassar os 100 mm em algumas localidades.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), somente na última terça-feira (24), algumas regiões, como Canguçu e Pelotas, registraram volumes superiores a 80 mm. Estações particulares chegaram a apontar valores acima de 100 mm, intensificando o risco de inundações devido à sequência de dias com chuvas fortes e contínuas.

Além disso, Gabriel Rodrigues destaca que, embora o foco das tempestades se mantenha no Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina também pode ser afetado pela formação de nuvens de trovoadas. “Amanhã, quinta-feira, essa condição de chuva persiste no RS e avança para SC, formando um canal de instabilidade que deve atingir também Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o sudoeste do Paraná”, explicou Rodrigues.

Essas chuvas são particularmente importantes para o Mato Grosso, que recentemente deu início ao plantio da soja. Apesar de ocorrerem de forma irregular e passageira, as precipitações devem melhorar as condições para o desenvolvimento das lavouras recém-plantadas.

Já na sexta-feira, o sistema de instabilidade começará a perder força e se deslocará em direção ao Centro do Brasil, trazendo possibilidade de chuvas para São Paulo, sul de Goiás e Triângulo Mineiro. Ao mesmo tempo, a tendência é que o tempo firme volte ao Sul, proporcionando uma janela favorável para o plantio do milho de primeira safra no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: Agrolink.
Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email