Veja a previsão na íntegra
De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, o padrão de chuvas desta quarta-feira, 27 de novembro de 2024, segue sendo influenciado por instabilidades termodinâmicas no Centro-Norte do Brasil e pela atuação de uma frente fria na Região Sul. Enquanto isso, áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste enfrentam predomínio de sol e temperaturas elevadas, trazendo impactos variados para a agricultura.
Chuvas no Centro-Norte e Sul
A combinação de calor e umidade garante chuvas no Centro-Norte do país, abrangendo estados como Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Tocantins (TO), Rondônia (RO), e partes do Pará (PA), Amazonas (AM) e Acre (AC). A previsão aponta volumes acima de 50 mm em áreas do noroeste de Mato Grosso e sudeste do Amazonas, favorecendo culturas como a soja e o milho. Contudo, a irregularidade das precipitações pode limitar a reposição hídrica em algumas localidades.
Na Região Sul, a frente fria traz chuvas moderadas ao Rio Grande do Sul (RS) e a Santa Catarina (SC), com acumulados de até 40 mm no sudeste gaúcho. Essas chuvas são positivas para o trigo em fase final de colheita e para o plantio do milho safrinha.
Tempo firme e sensação de calor
Por outro lado, a estabilidade predomina em estados como Paraná (PR), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES), além do sul da Bahia (BA). Essa condição pré-frontal, associada ao avanço da frente fria, eleva as temperaturas, intensificando o calor e o abafamento, o que pode afetar negativamente culturas sensíveis ao estresse térmico, como hortaliças.
No Nordeste e no norte da Região Norte, o tempo seco segue o padrão climatológico da estação, sem impactos previstos para as culturas da região, como o cacau e a mandioca.
Próximas semanas
Segundo Gabriel Rodrigues, esse padrão deve começar a apresentar mudanças a partir da segunda quinzena de dezembro, com maior regularidade nas chuvas para diversas regiões, o que pode beneficiar o planejamento agrícola.
Fonte: Agrolink.