Apesar do frio intenso, a previsão é de tempo seco com a presença do sol
Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a semana começa com a persistência de uma massa de ar frio sobre o centro-sul do Brasil. As temperaturas continuam baixas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste. O frio mais rigoroso deve atingir áreas do Rio Grande do Sul e do sul do Paraná, com possibilidade de temperaturas negativas nas serras gaúcha e catarinense, bem como no meio-sul do Paraná.
Apesar do frio intenso, a previsão é de tempo seco com a presença do sol, o que praticamente elimina a chance de eventos de precipitação invernal, como os registrados no último fim de semana. No entanto, as condições climáticas são propícias para a formação de geadas, especialmente em áreas do sul de Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e Vale do Paraíba, onde os termômetros podem registrar temperaturas entre 6°C e 9°C no início da semana. A tendência é de resfriamento ao longo dos próximos dias, com a possibilidade de temperaturas abaixo dos 4°C nas madrugadas de terça e quarta-feira, principalmente no Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais.
Já na região Norte, as temperaturas continuam elevadas, com picos superiores a 35°C, especialmente no norte de Mato Grosso, norte de Goiás e norte de Minas Gerais, além das áreas da faixa norte do país.
A expectativa é de que a massa de ar frio continue atuando nos próximos dias, avançando de maneira mais expressiva pelo sul e leste do Brasil e alcançando a região Nordeste até sexta-feira. As simulações indicam que as temperaturas poderão atingir de 13°C a 15°C em áreas do sul do Ceará, oeste da Paraíba e Pernambuco, além do norte e oeste da Bahia.
Apesar das simulações indicarem instabilidades no sul do Tocantins, norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso, essas chuvas devem ser isoladas e de curta duração, ocorrendo entre os dias 15 e 17 de agosto, sem sinal de antecipação da estação chuvosa.
Fonte: Agrolink.