Pesquisar
Close this search box.

Semana começa com muita instabilidade no Sul e Climatempo alerta para formação de ciclone extratropical

Para as demais áreas do país, não há previsão expressiva na previsão e condição continua sendo de tempo seco neste início de semana

Segundo as previsões mais recentes, a semana começou com bastante instabilidade para o Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas válido no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em algumas áreas do Paraná.  “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma a publicação na página oficial do Inmet.

Veja as áreas em alerta laranja nesta segunda-feira (2): 

Alerta laranja - 020522

Fonte: Inmet

A tendência é que a frente fria continue influenciando as áreas de instabilidade nos três estados nos próximos dias, com destaque para o extremo norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina que podem ter precipitação acima de 125mm nos próximos dias.

De acordo com a Climatempo, o cenário é de alerta já que os modelos indicam a possibilidade da formação de um ciclone extratropical entre o Sul do Brasil e o Paraguai.

“Esse sistema começa a se organizar na noite da segunda-feira (2), mas é a noite do dia 3 que o ciclone extratropical estará formado sobre áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na quarta-feira, 4 de maio, o ciclone extratropical se intensifica enquanto se desloca para o litoral de divisa entre esses estados”, afirma a consultoria.

Já para as demais regiões do país, não há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo. A região central continua com tempo muito seco, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.

De acordo com o modelo de previsão de temperatura do Inmet, no Centro-Oeste as temperaturas máximas podem passar dos 32 graus nesta segunda-feira (2). No Sudeste, a faixa oeste de São Paulo deve registrar as maiores temperaturas, entre 32 e 34 graus. No Matopiba, a tendência também é de temperaturas elevadas, batendo a casa dos 34 graus em áreas dos quatro estados.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 02-05-2022 10-36-19

Fonte: Noticias Agrícolas

Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email