Pesquisar
Close this search box.

Safra de laranja 2022/23 do cinturão citrícola de SP e MG é reestimada em 314,09 milhões de caixas

Falta de chuvas provoca redução de 0,9% na produção de laranjas

A primeira reestimativa da safra de laranja 2022/23 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, divulgada pelo Fundecitrus nesta segunda-feira (12), aponta produção de 314,09 milhões de caixas de 40,8 kg. Esse valor corresponde a uma redução de 0,9% em relação à estimativa publicada em maio deste ano.

A queda da safra foi ocasionada pelo baixo volume de chuvas nos últimos meses, que prejudicou o crescimento dos frutos. O coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, explica que o volume de chuvas acumulado nos quatro meses iniciais da safra equivale a apenas metade da normal climatológica. Em comparação com as condições climáticas do ano passado, o cenário é mais favorável devido à melhor distribuição e índice um pouco mais alto das chuvas.

“De forma geral, os frutos colhidos estão pequenos, em função da falta de um volume significativo de chuvas na maior parte do cinturão citrícola e da boa carga de frutos nesta safra”, explica Trombin.

Peso dos frutos e taxa de queda 

O peso médio dos frutos foi revisado em todas as variedades para 261 frutos por caixa (156 gramas por fruto), diferente do projetado em maio, de 258 frutos por caixa (158 gramas por fruto). Os frutos com os menores tamanhos estão sendo colhidos no setor Sul do cinturão, que inclui as regiões de Porto Ferreira e Limeira, onde também foram observadas as maiores diferenças do acumulado de chuvas em relação à média histórica.

A projeção da taxa de queda de frutos diminui de 20,0% para 19,80%, em média, entre todas as variedades.

Fonte:  Fundecitrus
Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email