Pesquisar
Close this search box.

RS: censo mostra a importância do morango para Bom Princípio

Expectativa dos produtores é de colher 885 mil quilos; destes, 85% serão escoados para todo o Estado

Os agricultores de Bom Princípio, no Vale do Caí, devem colher 885 mil quilos de morango neste ano, destinando cerca de 85,5% da produção a diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Os dados fazem parte do Censo do morango, uma iniciativa da prefeitura de Bom Princípio, Emater/RS e Comissão Organizadora da 19ª Festa Nacional do Moranguinho. A divulgação oficial do estudo ocorreu nesta quarta-feira (24), durante a abertura da Safra do Moranguinho no município.

Segundo os dados apurados pelo Censo, 77% das mudas plantadas pelos produtores locais são nacionais, contrastando com anos anteriores, quando a maioria era originada em outros países. As importadas somam 19%, sendo 7% da Espanha, 6% Argentina, 6% Chile. Ao todo, os produtores têm mais de um milhão de mudas plantadas para produzir a fruta símbolo da cidade do Vale do Caí

O estudo apontou que o morango gera aproximadamente 230 empregos diretos em Bom Princípio, impulsionando a economia e o desenvolvimento regional. Uma característica dos produtores da fruta é a cooperação, presente na Associação de Produtores de Morango, a Bom Morango, e na Cooperativa de Produtores Orgânicos, a Ecomorango. Entre os entrevistados, 60% estão vinculados a uma dessas entidades.

Quando avaliada a questão de gênero, há um certo equilíbrio na cadeia produtiva. Dos 143 agricultores familiares, 56% são homens e 44% são mulheres. O morango produzido pelos produtores de Bom Princípio é hegemonicamente destinado ao consumo in natura, geralmente são embalados em bandejas de 200g a 300g, e tem um valor agregado por quilo maior do que o morango destinado à indústria, segundo apontou o levantamento.

Os 85,5% da produção do morango de Bom Princípio são escoados para as mais diversas regiões do estado, de acordo com o Censo. A parte da produção que fica na região, geralmente, se dá pela venda direta, colocação em mercados locais, de pontos de venda fixos e através da alimentação nas escolas.

Outro ponto destacado é a presença dos produtores na Festa Nacional do Moranguinho, que ocorre de 7 a 25 de setembro, promovendo um trabalho de valorização e de divulgação do que é desenvolvido no município. A festa retorna em 2022, após dois anos de pandemia, com atrações como shows e farta gastronomia. No evento de 2019, cerca de 50 mil quilos da fruta foram comercializadas pelos produtores, e a expectativa é de superar esse número na edição deste ano.

Fonte: Agrolink

Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email