Pesquisar
Close this search box.

Preços gaúchos do arroz mostram força e sobem mais de 10% em fevereiro

O mercado brasileiro de arroz mostrou muita força no mês de fevereiro

Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos do cereal em casca encerrou o dia 3 de março cotada a R$ 74,21, alta de 10,74% frente ao mesmo período do mês anterior.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana, a disputa entre as indústrias gaúchas e de fora do estado, mais as tradings, é por arroz de melhor qualidade da safra antiga, acima dos 58% de inteiros. “Os primeiros resultados de grandes lavouras colhidas indicam um percentual bem mais alto de quebrados do que o normal por interferência negativa do clima na formação dos grãos”, explica.

Tradings não estão conseguindo adquirir produto abaixo de R$ 77/78,00 na Fronteira Oeste e, mesmo regiões que costumam ter cotações mais fracas, contaram com elevações importantes nas últimas semanas.

Há uma menor oferta disponível, devido ao período de entressafra e à postura defensiva por parte dos vendedores. E a demanda têm crescido, principalmente nos portos. “No lineup, a programação de embarques nos portos brasileiros, os registros de exportação indicam que em fevereiro o porto de Rio Grande deve exportar pelo menos 177 mil toneladas de arroz”, relata Viana.

Os volumes de exportação devem seguir se elevando nos próximos meses com o avanço da colheita no Rio Grande do Sul e normalização (ou elevação) da disponibilidade de containers. “Com isso, devemos ter uma temporada em que os preços se estabilizem entre os meses de março e abril, voltando a subir, em ritmo lento, nos meses seguintes e ganhando força no segundo semestre”, espera o analista.

Fonte: Agência SAFRAS | Portal do Agronegócio

Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email