Pesquisar
Close this search box.

Pesquisadores dos EUA identificam soja para a seca

Os pesquisadores também encontraram grande variação na perda de água entre as variedades de soja

Pesquisadores do Instituto de Agricultura da Universidade do Tennessee publicaram recentemente um artigo de jornal destacando quais grãos de soja são os melhores para plantar em áreas com escassez de água. Ao longo de quatro safras, os pesquisadores testaram dezessete variedades de soja  do Centro-Sul no Centro de Pesquisa e Educação Agrícola do Oeste do Tennessee, em Jackson. As variedades de soja foram testadas em condições irrigadas, de sequeiro e de seca simulada.

“As informações obtidas ao longo do tempo com este projeto de pesquisa ajudarão tanto os melhoristas quanto os produtores de soja a melhorar a seleção de variedades de soja para lidar com as condições de seca imprevisíveis durante a estação de cultivo”, disse Avat Shekoofa, fisiologista de plantações do Departamento de Ciências Vegetais da UTIA.

A equipe coletou a perda de água da soja, pontuação de murcha, manutenção das folhas e dados de produção por meio de seis experimentos de campo e controlados diferentes. Uma de suas principais descobertas mostrou uma correlação com as necessidades de água em plantas jovens versus plantas maduras: se uma soja usasse muita água durante o crescimento vegetativo, haveria menos água disponível no solo para apoiar o crescimento reprodutivo e enchimento das plantas. quando ocorre o estresse hídrico.

Os pesquisadores também encontraram grande variação na perda de água entre as variedades de soja. Dois dos genótipos de soja tiveram melhor desempenho nas condições adversas do que o resto: “Ellis” e “USG Allen”. Em condições de seca, Ellis e USG Allen produziram entre 22% e 24% a mais do que as variedades de murchamento rápido.

“Em geral, quanto menos a soja murcha, melhor ela é candidata para uso em áreas com água limitada”, disse Shekoofa, “as variedades de soja que apresentam murcha lenta lidam com as condições de estresse hídrico bem no final da temporada”, completou.

 

Fonte: Agrolink

Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email