Pesquisar
Close this search box.

Nitrogênio influencia qualidade do trigo

É importante consultar um engenheiro agrônomo para definir as doses adequadas de N para a sua lavoura

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) os fertilizantes têm a maior participação nos custos de produção no trigo, representando aproximadamente 25% do investimento na lavoura, por outro lado, eles aumentam também a produtividade do cultivo.  Mesmo assim, o produtor deve fazer a adubação na medida certa.

A ureia tem sido o principal fertilizante utilizado no trigo devido ao menor custo por unidade de nutriente dentre os adubos nitrogenados disponíveis no mercado. E quando fazer a aplicação? Os especialistas recomendam que a primeira aplicação em cobertura seja realizada ainda no início do perfilhamento. De acordo com a Embrapa, a aplicação de N (nitrogênio) no cultivo do trigo é uma das práticas de manejo mais seguras em relação ao retorno econômico.

Ainda de acordo com o estudo realizado pela empresa de pesquisa agropecuária, a aplicação de N no espigamento não aumenta o rendimento de grãos, mas pode favorecer a concentração de proteínas. A medida de aplicação para cada cultivo, vai depender de cada região,  além das condições de clima e de solo específicas.

É importante consultar um engenheiro agrônomo para definir as doses adequadas de N para a sua lavoura, além de ser necessário a realização da análise de solo e a interpretação dos resultados, para a partir daí indicar a quantidade de nitrogênio.

Fonte: Agrolink

AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email