Pesquisar
Close this search box.

Mercado brasileiro de algodão segue mostrando força

O mercado brasileiro de algodão segue mostrando força. A indicação no CIF do polo industrial paulista ficou em R$ 6,10 por libra-peso nesta quinta-feira (11), ante R$ 5,99 na semana anterior. Em relação ao mesmo período do mês e do ano passado, os ganhos acumulados chegam a 2,69% e a 59,69%, respectivamente

Tanto o produtor de algodão como a indústria têxtil nacional estão em uma encruzilhada: ambos não sabem para onde o preço da pluma vai. A constatação foi feita pelo analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, durante palestra realizada no 2º SAFRAS Agri Week. Enquanto o produtor espera por preços ainda maiores, a indústria torce por uma queda nos mesmos.

A situação é bastante ruim para a indústria têxtil brasileira, pois o país engatinha na recuperação após a pandemia da Covid 19. “Para o produtor, ao contrário, o cenário é bom, com rentabilidade em Mato Grosso entre 30% e 40%”, pondera o analista. Pela paridade de exportação, o preço doméstico está 6,6% inferior a Bolsa de Nova York.

Em outubro, a exportação da fibra em Mato Grosso alcançou a marca de 135,84 mil toneladas, o que representa um aumento de 78,70% quando comparado ao mês de setembro. O maior volume escoado no mês foi pautado pelo avanço do beneficiamento no estado, que até a semana passada atingiu 77% da produção. Por outro lado, o ritmo no mês foi 10,34% menor que o do mesmo período do ano passado.

No que tange aos envios ao exterior, os principais compradores da pluma em outubro foram a China (56,56 mil toneladas), o Vietnã (20,68 mil toneladas) e a Turquia (14,53 mil toneladas), que juntos representaram 67,54% das exportações de Mato Grosso.

Para os próximos meses, a expectativa é que o escoamento continue ganhando força, visto que, historicamente, nos últimos meses e no início do ano os envios tendem a ser maiores. Contudo, os problemas logísticos (falta de contêineres e navios) e os altos fretes marítimos ainda são um ponto de atenção no mercado.

Fonte: Agência SAFRAS | Portal do Agronegócio

AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email