Pesquisar
Close this search box.

Inmet mantém alerta de chuvas intensas para o Centro-Norte do Brasil nesta 4ª feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta para chuvas intensas no Centro-Norte do Brasil entre esta quarta e quinta-feira (4). A  Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua favorecendo a formação de nuvens carregadas na região.

De acordo com o alerta amarelo publicado pelo Inmet, é prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso é válido para áreas do Centro-Oeste, centro-norte de Minas Gerais e Espírito Santo e toda região do Matopiba.

Segundo os dados do modelo Cosmo, a tendência é que continue chovendo nessas áreas até o final da semana, com destaque para pontos isolados do Matopiba que podem receber os volumes mais significativos.

Já para o Sul do Brasil, uma nova rodada de chuva é prevista para mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira (4). A faixa sul do estado gaúcho pode ter acumulados acima de 60mm. O modelo mostra ainda a condição de avanço do sistema para áreas do estado, mas sem força para chegar até Santa Catarina e Paraná.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

GIF 03-04-2024 10-36-48
Fonte: Inmet 

Segundo atualização divulgada na manhã desta quarta-feira (3) pela Admninistração Oceânica e Atmosférica (NOAA), durante os próximos 15 dias as chuvas mais expressivas serão registradas na faixa norte do Brasil.

No período entre 3 e 11 de abril, o norte do Maranhão deve receber acumulados acima de 100mm. O modelo também a previsão de boas chuvas para áreas do Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso que pode ter acumulados entre 60mm e 90mm. Para o sul do país, o modelo norte-americano prevê acumulados entre 40mm e 60mm.

Entre 11 e 19 de abril, o mapa sinaliza chuvas com volumes mais expressivos também em áreas do Sudeste, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Se confirmadas, as chuvas podem chegar a 70mm no período.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_030423
Fonte: NOAA

Fonte: Notícias Agrícolas.

AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email