Não há riscos para as lavouras
Uma nova frente fria está se formando no Sul do Brasil, trazendo mudança no clima. Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, antes da chegada das chuvas, haverá um aumento expressivo das temperaturas, resultando em um calor atípico para esta época do ano.
Rodrigues explica que esse fenômeno, conhecido como condição pré-frontal, ocorre devido ao acúmulo de ar quente à frente das instabilidades da frente fria. Esse cenário resultará em temperaturas elevadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de afetar o norte da Argentina, Paraguai e Bolívia.
Durante o período, as temperaturas devem superar os 34°C a 36°C nas áreas mais quentes, especialmente no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. No Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os termômetros devem registrar entre 28°C e 30°C, enquanto no noroeste de São Paulo, as temperaturas devem ultrapassar os 32°C.
O calor mais intenso será sentido já na tarde de sexta-feira, tornando-se ainda mais acentuado no sábado. No entanto, é esperado que na tarde de domingo ocorra uma mudança no tempo. Um sistema de baixa pressão deve se formar sobre o Rio Grande do Sul, rapidamente ganhando intensidade e originando uma nova frente fria.
No domingo, há previsão de chuvas intensas, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem chegar a 50 mm no sudeste do estado. Em Santa Catarina, as chuvas também estarão presentes, principalmente no final do dia, com volumes variando entre 7 mm e 15 mm nas áreas mais chuvosas. No sudoeste do Paraná, as chuvas serão menos intensas, com volumes inferiores a 3 mm.
Essas chuvas serão benéficas para a região Sul, que está há mais de uma semana sem registro de precipitações significativas. A reposição de umidade no solo será favorável às lavouras de inverno.
Com o avanço das chuvas, uma massa de ar polar deverá ingressar na retaguarda das instabilidades. Entre a tarde e a noite de domingo, as temperaturas começarão a cair no sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem marcar entre 7°C e 9°C.
Na madrugada de segunda-feira, as chuvas avançarão em direção ao Paraná, acompanhadas pela massa de ar frio, derrubando as temperaturas em Santa Catarina, norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia. Na madrugada de terça-feira, o ar frio deve atingir Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e sudeste de São Paulo.
A tendência é que essa massa de ar frio se desloque de forma mais oceânica, resultando em temperaturas mais baixas na região Sudeste. As atualizações mais recentes indicam que não haverá um frio severo, embora possa haver geadas isoladas e pontuais na região, sem grandes riscos para as lavouras em campo.
Fonte: Agrolink.