Clima favorece as lavouras
Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a tendência para o final de semana indica tempo firme em todas as regiões produtoras do Brasil. As projeções para este final de semana indicam temperaturas mais elevadas, com os termômetros se aproximando dos 30°C em alguns pontos da região Sul. Embora ainda tenhamos temperaturas de inverno, principalmente no período da manhã e madrugada, o cenário geral é de estabilidade.
A tendência para o final de semana apresenta um padrão de poucas alterações e um predomínio de tempo firme em praticamente todos os setores do Brasil. Esse clima positivo favorece as lavouras da região Sul, impulsionando o avanço do plantio do trigo e das culturas de inverno, além dos tratos culturais e a finalização da colheita do milho safrinha.
No sábado, espera-se um aumento de nebulosidade no sudoeste do Rio Grande do Sul, mas sem previsão de chuvas expressivas. Portanto, é mais provável que as nuvens apareçam sem provocar precipitações significativas.
Ainda falando da região Sul, as temperaturas devem variar mais, com mínimas mais elevadas no sábado e domingo, e máximas mais altas durante a tarde, em comparação com o início da semana.
No Brasil Central, o predomínio de tempo firme, típico desta época do ano, continua. Entretanto, o grande destaque deste final de semana são os baixíssimos índices de umidade relativa do ar, que podem se aproximar dos 10% em regiões de temperaturas elevadas, como o oeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso, onde os termômetros devem passar dos 35°C.
A maior preocupação, dada essa condição, é o risco de incêndios, especialmente para aqueles que estão avançando nas operações de colheita do milho segunda safra e do algodão. A estiagem prolongada, associada ao tempo seco e quente, além da grande quantidade de matéria orgânica seca, contribui para um cenário que demanda muita atenção dos produtores. Para aqueles que podem, é recomendada a disponibilidade de caminhões-pipa para resposta rápida em caso de princípios de incêndios. Outra medida recomendada é escolher os horários mais adequados para as operações em campo, preferindo o começo da manhã e o final do dia, evitando os horários de sol a pino.