Pesquisar
Close this search box.

Custos de produção de batata disparam em dois anos

Custo total médio de produção da saca da batata beneficiada deve ultrapassar R 50 reais

No “Especial Batata” deste ano, a Equipe da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que, pelo segundo ano consecutivo, houve forte aumento nos custos de produção do tubérculo em todas as praças em que o levantamento é realizado. Mesmo diante de uma produtividade considerada normal, o custo total médio de produção da saca da batata beneficiada deve ultrapassar os 50 reais em algumas regiões em 2022.

Segundo pesquisadores da Equipe de HF do Cepea, os principais motivos para a disparada nos custos em dois anos foram as fortes valorizações dos fertilizantes, do óleo diesel e do arrendamento.

No caso do primeiro item, os preços do fertilizante dobraram em praticamente todas as regiões em dois anos, com casos de os valores triplicando, como no Sul de Minas Gerais. A boa notícia é que, para a temporada das águas 2022/23, verifica-se desvalorização dos fertilizantes quando comparados aos da safra de inverno 2022.

Outro item que teve um aumento muito acentuado nos preços foi o óleo diesel. Como quase tudo depende de transporte de caminhão, caminhonete ou operação mecânica que demanda o diesel, a valorização desse item influenciou fortemente os custos de produção. O valor do arrendamento vem na sequência, tendo em vista o significativo incremento, por conta do boom das commodities e de outras culturas.

Fonte: Agrolink

Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email