Pesquisar
Close this search box.

Como proteger sua lavoura de soja dos problemas causados pelo nematoide-de-cisto (Heterodera glycine)

Existem estimativas de que os prejuízos causados por nematoides nas lavouras do mundo todo alcancem aproximadamente 10%, levando a perdas em bilhões de dólares. No cenário brasileiro, os nematoides causam prejuízos desde em grandes cultivos, como algodão, soja e milho, como em áreas menores, como os HFF. No geral, o problema afeta o funcionamento das raízes, prejudicando a absorção de água e nutrientes, resultando em menor desenvolvimento da planta e, consequentemente, em menor produtividade. Além disso, os ferimentos provocados nas raízes podem ser porta de entrada para outras doenças radiculares, como fungos e bactérias presentes no solo.

Nas lavouras de soja, estima-se que o nematoide-de-cisto, que foi detectado pela primeira vez no Brasil na região do Cerrado (safra 1991/92), atinja hoje milhões de hectares da cultura em todo o país. A difícil eliminação da população de nematoides leva à diminuição do rendimento das lavouras de soja e, consequentemente, menor lucratividade.

Counter® é a principal solução da AMVAC do Brasil para o controle de nematoides, um nematicida e inseticida de solo de eficiência comprovada e líder de mercado que fornece amplo controle da infestação de nematoides e assegura maior rendimento das lavouras. Além disso, a solução pode ser utilizada de maneira eficaz em conjunto com outros defensivos, oferecendo ao produtor um programa ideal de controle de pragas.

“Em 2019 começamos a desenvolver o trabalho comercial e pesquisas em renomadas instituições que puderam evidenciar o potencial de controle do produto. Pensando no cultivo de grandes culturas, como a soja, Counter® é aplicado no momento do plantio, junto com a semente.

Desta forma, o produto fica protegido no solo, evitando a exposição a insetos que não são alvos de controle. Isso só é possível devido à ação sistêmica de Counter® na planta, agindo apenas em nematoides e insetos fitófagos. Estudos comprovam que Counter® também pode ser utilizado com biológicos, agregando maior resultado ao manejo”, explicou Rafael Azevedo, Coordenador Técnico responsável pela solução no país.

Além dos registros inicialmente já conhecidos para as culturas de algodão, milho, cana-de-açúcar, café, amendoim, banana e feijao, a companhia teve o registro para a soja efetivado recentemente: “Os resultados de campo mostraram que Counter® é uma solução única em termos de desempenho técnico e melhoria de rendimento e esses atributos devem se traduzir em maior lucratividade para os produtores. O registro para a soja atende a uma forte demanda frente ao mercado da cultura no Brasil e os milhões de hectares de soja que são afetados pelo nematoide-de-cisto. A AMVAC do Brasil e todos os parceiros e distribuidores estão preparados para suprir e atender a demanda em expansão desta importante solução de controle de nematoides”, afirma Vitor Cunha, CEO da AMVAC do Brasil.

Para mais informações sobre como Counter poderá ajudar no incremento de produtividade da sua lavoura, acesse o site: www.amvacdobrasil.com.br ou entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo WhatsApp: (16) 99767-0632.

Noticias Agrícolas

Picture of AMVAC

AMVAC

As soluções da AMVAC proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email