Veja a previsão na íntegra
De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, o final de semana promete grande variabilidade no clima em diferentes regiões do Brasil, com impactos diretos nos trabalhos em campo. Enquanto chuvas atingem o Centro-Norte do país, a região Sul deve experimentar condições mais firmes, favoráveis para o avanço das operações de campo.
Confira os detalhes da previsão do tempo e as culturas mais impactadas.
As precipitações continuam concentradas na faixa centro-norte do Brasil, com destaque para regiões do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Algumas áreas podem acumular entre 50 mm e 70 mm de chuva em 24 horas, especialmente no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Essa tendência também se estende ao meio-sul de Mato Grosso, sul de Goiás e norte do Espírito Santo, onde os volumes podem superar os 50 mm nesta sexta-feira.
Para os produtores da região, a chuva é positiva para as lavouras recém-plantadas de soja, milho e feijão, garantindo bons níveis de umidade no solo. No entanto, volumes excessivos podem atrasar o manejo agrícola e aumentar o risco de compactação do solo.
Tempo firme favorece o Sul
Enquanto isso, no Sul do país, as condições climáticas apresentam melhora, com tempo mais firme no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, além do interior de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul. Essa previsão é especialmente benéfica para a finalização do plantio da soja e o manejo de culturas como trigo e milho safrinha, além de facilitar a colheita do arroz.
Alerta para volumes extremos
As projeções também indicam um fortalecimento das instabilidades no recôncavo baiano e em partes do Espírito Santo, onde os acumulados podem ultrapassar os 120 mm até domingo. Essa situação exige atenção dos produtores, especialmente em áreas de encosta ou com risco de alagamentos, pois o excesso de água pode prejudicar a qualidade das lavouras.
Tendências para domingo
No domingo, o tempo firme avança para o sul de Minas Gerais, mas o canal de umidade permanece ativo entre o norte de Goiás, norte de Minas Gerais e Bahia, com previsão de chuvas volumosas e localizadas. Os produtores dessas regiões devem priorizar o acompanhamento de previsões de curto prazo e buscar janelas de tempo seco para operações como aplicações de defensivos e colheita.
Fonte: Agrolink.